domingo, 23 de outubro de 2011

História de superação marca formatura realizada no CVT São João de Meriti


O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) São João de Meriti, unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), realizou a formatura da primeira turma de Educação Jovens e Adultos (EJA) nessa sexta-feira (15/7), a partir das 19h. Além de ter tido o pioneirismo da turma como novidade, uma dupla de alunos, em especial, acrescentou um sentimento coletivo de vitória que contagiou docentes e formandos durante a cerimônia.
O aluno João Barros e sua mãe Cenira, marcaram a história da escola com suas trajetórias de superação. Cenira decidiu ingressar no curso de EJA para acompanhar o filho João que é tetraplégico. Frequentou a todas as aulas, ajudando-o no cotidiano escolar, alcançando juntos a formação do Ensino Fundamental. “Ela copiava as matérias e ele sempre demonstrou muito interesse pelo conteúdo didático”, relatou uma professora da unidade.
- Cheguei até essa escola para realizar um sonho de ajudar o João a ter acesso à educação de qualidade. Hoje me sinto realizada por ter cumprido essa missão motivada pela razão da minha vida que é o meu filho. Mas esse é apenas o começo. Agora, vamos ingressar no Ensino Médio e já estamos pensando na faculdade. Na Faetec, encontrei um grande apoio do corpo docente que nos incentivou muito a acreditar que somos capazes de prosseguir esse caminho acadêmico, mesmo com todas as dificuldades. Juntos chegaremos à universidade, ao mestrado e quem sabe ao doutorado, afirmou Cenira Barros que recebeu com o filho João uma homenagem durante a solenidade como reconhecimento da equipe pedagógica .

                                                                                                                                     FOTO: RAFAEL BARRETO/FAETEC
Mãe e filho - formandos da turma de EJA do CVT São João de Meriti


Ao todo cerca de 20 alunos se formaram na turma pioneira de EJA do CVT São João de Meriti. Para o coordenador geral da unidade, Pedro Ernesto, é gratificante possibilitar o aumento do nível de escolaridade da população local, “o que significa aumentar as chances de melhorias de vida econômica e social dos estudantes que concluem os cursos. E histórias de superação de alunos, como João e Cenira, só engrandecem a escola, servindo como exemplo para os futuros formandos”.
fonte: 
http://www.faetec.rj.gov.br/index.php/noticias/2910-historia-de-superacao-marca-formatura-realizada-no-cvt-sao-joao-de-meriti


Quando nos empanhamos, com dedicação, amor, valorizando cada conquista destas pessoas, podemos dizer que estamos contribuindo para que ela venha ser inserida na sociedade.
Realmente a superação acontece, que possamos nos motivar com esse exemplo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário